Nível do Rio Cricaré sobe mais de 2 metros em 48 horas

Sex, 22 de Janeiro de 2016 08:10 Administrador
Imprimir PDF

 

Após sofrer meses com a forte seca, que ocasionou uma crise hídrica que assolou todo o Estado, voltou a chover com frequência em Nova Venécia, trazendo mais alegria para os comerciantes e produtores rurais.

No município veneciano, a chuva não para de cair desde a última terça-feira e, com ela, veio o frio. Segundo o Climatempo, a previsão é que chova cerca de 70mm até a próxima terça-feira, com a temperatura girando em torno de 21° (mínima) e 32° (máxima).

Em 07 de outubro do ano passado, foi registrado a menor média do Rio Cricaré no ano, com 81cm, segundo a régua de medição da Agência Nacional de Águas (ANA), monitorada pela Cemaden, localizada na propriedade de Carlos Sérgio de Sá, próxima à Red Graniti.

Esta mesma régua, registrou um aumentou do Rio de 2,11m em 48 horas. Na manhã da última terça-feira, foi registrado um volume 1,43m. À tarde, esse nível subiu para 1,46m. Na manhã do dia 20, a régua voltou a registrar um aumento, desta vez para 1,60m. O maior registro foi na tarde da última quarta-feira, com um aumento de quase 1 metro, chegando a 2,47m. Por fim, na manhã de ontem, o nível do Rio Cricaré continuou subindo, desta vez, para 3,54m.

Em função deste aumento de volume, a ponte da localidade de São Gonçalo, na divisa dos municípios de Nova Venécia e Vila Pavão, foi interditada, ontem, por ambas as Defesas Civis. Além disso, um comunicado de alerta foi emitido para aquela localidade.

Já em Nova Venécia, as obras da Passarela foram paralisadas, já que muitos entulhos estão descendo juntamente com a correnteza, colocando em risco, a integridade física dos funcionários.

O chefe da Defesa Civil de Nova Venécia, Alderiones Leite, confirmou ontem, que a previsão é que o nível do rio continue subindo, já que em Barra de São Francisco, a água já invadiu as ruas da cidade.

Ele pediu para que a população, em especial, a ribeirinha, fique ligada aos meios de comunicação, onde, diariamente, serão emitidos comunicados do atual momento do Rio Cricaré.

Em casos emergências, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil de Nova Venécia, pelo número 99741-8218, com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, ou com a Polícia Militar, pelo 190.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar